Por que viajar pelo Brasil?

Quando alguém decide se tornar um nômade digital, o primeiro pensamento que vem à cabeça é: quero fazer um mochilão pelo pelo mundo. Muitos se esquecem que viajar pelo Brasil e trabalhar online também é possível, e o melhor, pode ser mais barato. Por que não começar esse novo estilo de vida no seu próprio país?

Benefícios de fazer um mochilão no Brasil

Planejar uma viagem para o exterior demanda tempo e dinheiro. Decidir começar com um mochilão no Brasil tem as suas vantagens, listamos algumas abaixo:

Baixo investimento

Não que tudo no Brasil seja mais barato, mas para viajar em território nacional não é necessário fazer câmbio com outra moeda de maior valor, o que pode facilitar se você não tem uma quantia necessária para viajar para um lugar específico. Além disso, existem regiões no Brasil que é possível gastar bem pouco com hospedagem e comida, e que não precisam de um alto investimento para fazer ótimos passeios.

Internet

Se você viaja pelo Brasil não precisa se preocupar com internet o tempo todo, já que você pode viajar sem mudar seu plano de celular. Claro que em alguns lugares o sinal funciona melhor, mas para quem quer trabalhar como nômade esse é um item muito importante, já que sem rede fica difícil responder os clientes. Se o seu plano de internet é muito bom e você consegue ficar online o tempo todo, facilita bastante.

Cultura

Viajar para um lugar que você tem ideia de como é a cultura, conhece os costumes e sabe como a maioria das coisas funciona, pode te ajudar bastante. Outro ponto a favor é valorizar o que é nosso, contribuir para o turismo local e ajudar pequenos comerciantes e produtores. O Brasil é enorme, cheio de lugares e pessoas incríveis, vale a pena investir em uma viagem nacional.

Idioma

Se você não fala inglês, espanhol, alemão, francês, enfim, qualquer outro idioma que não seja o português, você pode viajar tranquilo sem se preocupar como vai pedir informação, comida e conhecer as pessoas. Apesar de existirem muitos sotaques e expressões diferentes, vai ser muito difícil passar algum sufoco por conta da comunicação verbal.

Localização

Não que esse seja o caso, mas se algo acontecer ou se resolver voltar antes para casa por diversos motivos, a localização favorece. Você não estará tão longe, em outro continente, que você tenha que perder dias e muitas horas para voltar, claro, depende do transporte e roteiro escolhidos.

Roteiros: destinos dentro do Brasil

O roteiro vai depender muito do objetivo do viajante, se prefere praia, campo, paisagens incríveis, lugares mais cheios, vazios, natureza, etc. Nosso país tem uma infinidade de destinos e você pode escolher o que mais te agrada, ou melhor, fazer todos. Aqui te damos algumas ideias:

Se você gosta de praia: mochilão pelo Nordeste

Praia é o que não falta no Brasil, de todos os tamanhos e gostos. Que tal fazer um mochilão por todas as praias do Nordeste? Você pode começar pela Bahia e depois subir a costa para Sergipe, Alagoas, Pernambuco, enfim, muitos estados oferecem praias lindas e cidades interessantes que dá gosto percorrer.

Alguns lugares que estão em alta para conhecer:

Trancoso Bahia
Morro de São Paulo Bahia
– Maragogi Alagoas
Maceió Alagoas
Recife Pernambuco
Olinda Pernambuco
Porto de Galinhas Pernambuco
Jericoacoara Fortaleza

 

Se você gosta de história: cidades de Minas Gerais

Fazer uma viagem pelas cidades históricas de Minas Gerais é como se estivesse voltando no tempo. É um prato cheio para apreciadores da arte barroca e construções antigas.

Algumas cidades:

– Ouro Preto
Mariana
Tiradentes
Diamantina
Brumadinho (onde está o Instituto Inhotim, imperdível)

Se você gosta de aventuras

Pra quem gosta de fazer esportes de aventura e procura atividades divertidas e emocionantes como rapel, mergulho, rafting, montanhismo, arvorismo, entre outros. São lugares lindos, com uma natureza incrível e que vale a pena conhecer.

Alguns lugares:

– Bonito
Chapada Diamantina
Jalapão
Amazônia
Boituva
Brotas
Chapada dos Guimarães

Conclusão: hora de planejar

O Brasil é grande, cheio de opções e muitas vezes esquecemos que podemos começar por aqui para depois explorar o mundo. Não são motivos para você desistir de uma viagem ao exterior, porque você só tem a ganhar conhecendo outras culturas, mas são para te encorajar a começar por um caminho que talvez você não tenha pensado ainda. Além disso, é muito recompensador conhecer melhor suas origens, sua cultura e seu país, então aproveitem!