Viajar é um desejo irremediável da nossa época e um desejo inerente ao ser humano. Fomos criados com pernas para nos mover com os nossos próprios corpos em distâncias curtas. Hoje, podemos, graças à tecnologia, viajar percursos impensados em outros tempos.

O crescimento da internet, redes sociais, e-commerce, entre outros, simplificou e fez o hábito de viajar muito mais acessível para todos nós. Pesquisando para iniciar nosso próprio planejamento, encontramos dicas de como fazer das suas viagens muito mais que umas simples férias: um estilo de vida.

​Faremos uma série de posts abordando 3 pontos importantes:
1) Trabalhos que casam com o estilo de vida de um nômade digital
2) Principais destinos do mundo para visitar como um nômade digital
3) Dicas para fazer isso acontecer na sua vida
Então vamos lá!

Trabalhos que casam com o estilo de vida de um nômade digital

Neste primeiro, vamos focar nos trabalhos que casam com o estilo de vida de um nômade digital e plataformas nas quais é possível encontrar oportunidades para começar a trabalhar remotamente.

Tipos de trabalhos

Se você, assim como nós, está buscando um trabalho que seja possível fazer enquanto viaja, chegou ao lugar certo. Aqui listaremos alguns trabalhos que se encaixam no estilo de vida de um nômade digital para auxiliar a todos que estão pensando em fazer essa mudança.

Tradutor

Se você fala muito bem seu próprio idioma e outros, você pode usar esses conhecimentos a seu favor. Algumas empresas buscam pessoas para traduzir documentos, apresentações, textos, e-mails, livros, produtos, e assim vai.

Professor de idiomas

Se você não quer traduzir textos e prefere ensinar o que você fazer, essa opção é uma boa saída. Você também pode fazer em qualquer lugar do mundo, sendo presencial ou remoto.

Produtor de conteúdo

Você pode produzir conteúdos para outras empresas, páginas, para o seu próprio blog ou projeto. Escrever textos, posts, vídeos, publicar fotos, podcasts, e qualquer outro conteúdo relevante. O bom é que qualquer pessoa pode fazer, não precisa ter uma profissão específica. Se você conhece muito bem sobre um assunto, gosta de escrever e pesquisar, é uma boa opção.

Consultor / Coaching

Todo mundo tem algo a ensinar e sempre tem alguém com muita vontade de aprender. Você pode aproveitar os seus conhecimentos sobre determinado assunto para ganhar dinheiro e viver viajando. Pode ser consultor de negócios, marketing e pessoal, como um coaching.

Designer gráfico

O designer pode trabalhar de qualquer lugar, só precisa das ferramentas certas para entregar os trabalhos, seja para uma empresa ou agência de publicidade.

Criador de websites / Desenvolvedor

Esse profissional, além de conseguir trabalhar de qualquer lugar, é um dos mais procurados. Atualmente, muitos já trabalham em regime freelancer, o que facilita a mudança para um estilo de vida de um nômade. É possível criar sites, aplicativos, softwares, entre outros.

Fotógrafo

Nada melhor do que conciliar o seu gosto por fotografias e o bom olhar para captar momentos, com o desejo de sair viajando pelo mundo. Você pode vender suas fotos em feiras e outras lugares, ou entrar em contato com empresas locais e vender o seu serviço.

Community Manager (mídias sociais)

Cuidar de uma página social de empresas e marcas auxiliando no aumento de visitas e engajamento, é outra opção que casa com o estilo de vida nômade. É necessário ter conhecimento em algumas ferramentas como Facebook Ads, Google Ads, Twitter Ads, entre outros. Nada que um bom estudo e treino não resolva.

Ferramentas para buscar trabalho

Quem já costuma ser freelancer tem uma certa vantagem porque já conhece essa rotina e tipo de trabalho, mas para quem ainda não sabe direito o que fazer, existem alguns sites que podem ajudar. Abaixo fizemos uma lista de plataformas que vamos testar e assim contamos mais para frente como foi a experiência. Claro, também queremos ouvir de vocês como estão se saindo nessa busca. Aqui é um espaço para nos ajudarmos e trocar experiências.

Workana

É a primeira rede de trabalho remoto da América Latina, um espaço para conectar empreendedores, criativos, independentes de diversas áreas: TI, Programação, Design, Multimídia, Tradução, conteúdos, Marketing, Vendas, Administrativo, Legal, Finanças e Engenharia. Toda a comunicação é feita pela plataforma e o pagamento é feito após a aprovação do projeto pelo contratante e o freelancer recebe após a entrega do job. O cadastro é gratuito e existem três planos de benefícios que somam vantagens para quem contrata, sendo o mais em conta U$4,90, opção para quem está começando, e o premium de U$24,90 por mês, para quem já é freelancer em tempo integral. É uma ferramenta muito interessante e que incentiva o mercado da América Latina.

99freelas

Conecta milhares de empresas a freelas todos os dias. Possui um sistema de ranking, onde os mais bem avaliados ficam no topo da lista da busca. Você faz o seu login gratuitamente, inclui suas habilidades, experiência, portfólio (se tiver) e depois é só buscar pelos trabalhos que estão disponíveis. A própria ferramenta também recomenda trabalhos que são correspondentes com as habilidades do freelancer. Também tem a opção de um plano premium para quem deseja ter maior visibilidade. Assim como o Workana, possui trabalhos em diversas categorias, a diferença é que essa plataforma é voltada ao mercado brasileiro.

Freelancer

É uma das maiores plataformas mundiais de busca de trabalhos freelancers. Conecta mais de 26 milhões de empregadores e freelancers globalmente, de diversos países. É uma ótima oportunidade para quem deseja buscar jobs fora do seu país de origem. Se você está procurando freela, pode buscar por projeto, por concurso e por categorias, que são muitas. É uma plataforma com muitos serviços, no começo pode parecer um pouco confuso, mas é só fazer um login e começar a mexer para ganhar maior intimidade com tudo que ela oferece.

Trampos.co

Nesse site você encontra vagas de freelas nas maiores empresas de comunicação, tecnologia e internet do mercado brasileiro. Como ele também mostra outros tipos de trabalhos, você pode filtrar para ver apenas freelas e oportunidades de homeoffice em algumas categorias. O cadastro é gratuito, mas também existe a opção premium com alguns benefícios: receber com antecedência novos jobs, um grupo exclusivo no slack, descontos em serviços e possibilidade de saber se o recrutador visitou o seu perfil. Além de oportunidades, o trampos também possui cursos muito interessantes, tanto para quem está trabalhando em uma empresa quanto para quem deseja ser freelancer.

WFH.io

Uma plataforma para busca de trabalhos remotos focados em tecnologia e digital. A sigla do site é uma abreviação de “work-from-home”. O uso é gratuito e possibilita buscar por categorias ou navegar por todos os trabalhos postados. O site te envia e-mails semanais com algumas oportunidades, então você fica por dentro dos trabalhos que estão disponíveis.

Remote OK

Essa plataforma também mostra diversos trabalhos remotos no mundo, a maioria voltada à área de tecnologia e startups. Para cada categoria você encontra também uma média de salário anual e o número de vagas disponíveis. Perfeito para programadores, desenvolvedores e todos que possuem conhecimento e já trabalham nessa área de tecnologia.

Get Ninjas

Plataforma onde pode procurar de tudo, desde encanador até professores, mecânico ou web designer. Além de procurar esses serviços, você pode se cadastrar e procurar clientes na ferramenta.

Hora de tentar!

A variedade de sites que oferecem trabalhos remotos que te permite viajar e trabalhar ao mesmo tempo, é enorme. Aqui listamos alguns dos principais e te auxiliar a começar por algum lugar. Agora é o momento de pensar no que você pode fazer, pesquisar trabalhos e se capacitar para atender as necessidades do mercado, e assim, chegar mais perto do seu principal objetivo.

Boa sorte!